Ações de Formação com inscrições abertas

Alerta! Não foram encontradas ações de formação com inscrições abertas associadas a este Plano de Formação.

Ações de Formação com inscrições fechadas

Programação e robótica – do pré escolar ao 1ºciclo do ensino básico

ESTA AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO DESTINA-SE A DOCENTES DO AE Trigal Santa Maria. No contexto de uma digitalização global é essencial criar experiências que preparem os alunos para uma realidade dinâmica, capacitando-os com competências tecnológicas, inovadoras e criativas. A programação e robótica no pré-escolar e 1ºciclo é uma mais valia, promovendo o desenvolvimento de áreas como a Ciência, Tecnologia, Robótica, Engenharia, Arte e Matemática. Mobilizando competências como criatividade, imaginação e pensamento crítico, desenvolvendo competências gerais e transversais, através da integração de conceitos multidisciplinares de forma prática, tangível e motivadora.

Aprender com os dispositivos móveis e a app MILAGE APRENDER+ na disciplina de Matemática

Nota: ESTA AÇÃO DE FORMAÇÃO, DESTINA-SE, EXCLUSIVAMENTE A DOCENTES, DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALBERTO SAMPAIO. O recurso à internet através de dispositivos móveis (tais como os smartphones, os iPads e os MP4) em muito contribui para suprimir as limitações da aprendizagem confinada ao contexto de sala de aula, oferecendo aos alunos a possibilidade de uma aprendizagem constante e em movimento. A análise dos dados obtidos após a implementação do percurso formativo na modalidade de oficina de formação “Milage Aprender+ em todas as disciplinas” permitiu concluir que o recurso às tecnologias móveis induziu de facto o desenvolvimento de recursos que melhoraram significativamente as competências dos alunos nas disciplinas dos formandos.

Plataformas Interativas de Aprendizagem através de Metodologias Ativas

As Plataformas de Aprendizagem Interativas são excelentes ferramentas de inclusão, interação e partilha. O uso de recursos tecnológicos no contexto de sala de aula, se por um lado é estimulante para as crianças (Livingstone & Sefton-Green, 2016), pode ser um desafio para os professores, do ponto de vista de competências digitais e integração deste meios nas suas práticas docentes (Blum-Ross et al., 2018). Tendo isto em mente e experiência de formação neste domínio (Castro et al., 2016), o propósito desta oficina de formação consiste em promover competências junto dos professores de modo a estes tirarem partido de uma plataforma digital que suporta metodologias ativas de aprendizagem, como a sala de aula invertida, cooperação, colaboração, aprendizagem com jogos e a gamificação com professores do 1.º CEB.

Promoção da saúde na infância – estilos de vida saudáveis como alicerces do futuro

Em Portugal, 25% das crianças com menos de 10 anos apresentam excesso de peso ou obesidade e, o consumo alimentar e os hábitos de atividade física são desadequados. Uma vez que os comportamentos adquiridos durante a infância tendem a manter-se ao longo da vida adulta, este período revela-se essencial na definição de trajetórias neuro-desenvolvimentais, da funcionalidade ocupacional e social e no desenvolvimento das funções executivas fundamentais (memória de trabalho, controlo inibitório, autorregulação e flexibilidade, incluindo pensamento criativo). Assim, as intervenções para promoção de estilos de vida saudáveis devem iniciar-se o mais cedo possível.