• A Comissão Pedagógica do Centro de Formação de Francisco de Holanda, com sede na Escola Secundária de Francisco de Holanda, iniciou as suas actividades em Janeiro de 1993, na sequência do processo constitutivo em que estiveram envolvidas as escolas da área geográfica de Guimarães - Poente. Era constituída por um docente do ensino Pré-escolar, oito do Primeiro Ciclo, sete do Segundo, Terceiro e Secundário e quatro do Ensino Particular. Foi presidida pelo Director do Centro de Formação e representava um total de 1186 professores (em 1992/93) distribuídos pela Educação Pré-escolar (89), Primeiro Ciclo do Ensino Básico e Ensino Básico Mediatizado (439), Segundo e Terceiro Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário (631), Ensino Particular (27). Estavam associados ao Centro 97 estabelecimentos de ensino.
    Tal estrutura contituitiva manteve-se ao longo de vários anos, salvaguardando-se a integração justificada de alguns representantes (Apoios Educativos, Escolas Profissionais,...).
    Agora, com a reestruturação dos CFAE, ao abrigo do Despacho 18039/2008 de 23 de Junho de 2008, a Comissão Pedagógica é constituída pelos Presidentes do Conselho Pedagógico dos Agrupamentos de Escolas Abel Salazar, Arqueólogo Mário Cardoso, Briteiros, Caldas das Taipas, D. Afonso Henriques, Fernando Távora, Pevidém, Santos Simões, Montelongo, Silvares, Arões, Professor Carlos Teixeira, Padre Joaquim Flores e das Escolas Secundárias Francisco de Holanda, de Fafe e das Caldas das Taipas e ainda pela Consultora de Formação e é presidida pelo Director do Centro, Dr. Jorge do Nascimento.
    Self enrolment